26 de novembro de 2010

Glee: The Substitute (2x07)

Um episódio acima da média. Foi bem produzido, e teve belíssimas cenas, e uma direção de fotografia como há muito não se via na série.


The Substitute foi o episódio a dar um ânimo depois de tanto drama e dificuldades com o roteiro. Aparentemente, o episódio não vai adicionar nada ao enredo geral da série, já que nada aconteceu com os membros do clube. Apenas, é claro, o fato de Sue ter virado diretora. Holly Holliday, personagem muito bem interpretada pela fantástica Gwyneth Paltrow, foi o destaque indubitável do episódio. De uma altivez extrema, uma desenvoltura impecável no espanhol e um talento mágico para a música e a dança, a substituta de Will Schuester conquistou todos os membros do Glee. Mas, do mesmo jeito que ela apareceu, parece que vai sumir. Que pena, acho que ela teria muito a adicionar na série. Dos atores convidados até agora, acho que ela foi a que conquistou mais o público. Outra que também apareceu e parece que vai sumir é a Terri. E, falando em Terri, ela mostrando as garras novamente. Conseguiu uma noite a mais com o Will – que, por sinal, estava doente! – e criou um clima tenso entre ele e Holliday. Ao que parece, ela não aparecerá mais na série – ou, pelo menos, não tão cedo. Não sabemos o que será de Emma, que não aparece há dois episódios, mas outra coisa que sumiu um pouco – para o alívio de muitos – foi o excesso de cenas entre o Finn e a Rachel.

Algo, infelizmente, muito presente nesse episódio foram os estereótipos. Eles sempre estiveram lá, mas em The Substitute as marcas estimatizantes foram levadas ao extremo, surpreendentemente. Para justificar o fato de Will nunca ouvir o desejo dos alunos, colocaram-no como um “antigão” que nunca faz nada de novo – e sabemos que não é assim – que só quer fazer músicas do Journey. Kurt e Blaine fizeram papel de dois gays que só sabem falar de futilidade – e o diretor diz que quer abrir a mente das pessoas, sendo que o núcleo gay é tão padronizado na série.

Algo que com certeza deixou muitos fãs felizes foi a continuidade do enredo do último episódio. O que era pra ser algo corriqueiro, infelizmente, não o é em Glee. É preciso muita sorte para que haja a continuação de histórias secundárias de um episódio para o outro – como aconteceu com o desentendimento entre Kurt e Karofsky. A mesma fórmula está sendo usada, como o desaparecimento repentino e não explicado de Azimio, os empurrões que Kurt leva e o medo de Karofsky ser descoberto.

Agora, a avaliação das músicas do episódio, feitas pelo Gui.

Review das músicas do 2x07 – The Substitute

Gwyneth Paltrow mostra confiança e atitude ao cantar Forget You, mas certamente a escolha pela versão limpa da música atrapalha grande parte da diversão. Mesmo assim, Paltrow faz bom uso de seus vocais e consegue carregar a canção no mesmo nível de Cee Lo. A participação de Amber e Kevin McHale na terceira parte foi totalmente desnecessária.

Make 'Em Laugh teve a melhor interpretação, mas a coreografia deixa a desejar se comparada a versão de Chicago. Embora seja um momento de arte pura, funciona como absolutamente nada dentro do enredo do episódio.

Gwyneth demonstra habilidade em Conjunction Junction. Pena que a canção não foi bem aproveitada, mas os 10 segundos já valeram a pena.

Nowadays / Hot Honey Rag foi baseada em sua coreografia, meio atrapalhada até a metade da performance, mas eficiente. Vocais de Paltrow e Lea Michele foram bem competentes.

O espetáculo performático - e melhor da noite - Singing In the Rain / Umbrella foi um show à parte, embora a interpolação da canção de 52 juntamente com o refrão de Umbrella tenha ficado meio desconexo, mas foi uma ótima forma de criar uma conexão entre o antigo e o contemporâneo. A única pergunta que fica: como um clube com problemas financeiros consegue dispor de elaborados efeitos aquáticos para um ensaio?

Pontos fortes:
- A realidade que Beiste jogou na cara da Sue, quando esta quis suspender o time.
- A revolta da Mercedes pela volta das frituras no lanche. Mas a parte mais engraçada foi a ida ao Breadstix, quando a garçonete já sabia o que ela pediria.

Pontos fracos:
- Os alunos do Glee pedindo para o Sr. Schue voltar, sendo que eles estavam adorando a Holly.
- A maneira como Will retomou seu lugar de professor. A diretora Sylvester, do nada, deu o cargo de volta para ele.

Um comentário:

  1. Concordo com quase tudo q vc disse.
    Odeio o fato de glee ir tão mal com a questão da continuidade. Parece q as coisas ficam tão fechadas q perdem o sentido. Não dá para trabalhar um aspecto de uma série como essa em apenas um episódio.
    E quanto a Holly, adorei a participação dela. Mas entendo os gleeks quererem Will de volta. Por mais legal q ela fosse, ele era o professor deles q apoiou a todos em mts situações. Não trocariam eles.
    E qnt a Sue devolvendo o cargo, ela sempre teve essa dualidade enorme entre a doida e a professora. Ela muda entre as duas tão rápido que às vezes nem dá para perceber kkkkkk
    E me irritou a piadinha do Journey. Td bem q Will adora uma música velha, mas ele coloca bastante coisa nova pra eles também :dunno:

    ResponderExcluir