13 de novembro de 2010

Glee: Never Been Kissed (2x06)



Para quem imaginou que esse momento nunca chegaria… Sim, ele chegou. Durante toda a série, houve especulações sobre a possibilidade de inserção de cenas com beijos entre pessoas do mesmo sexo (e isso já havia sido explorado um pouco com as personagens de Brittany e Santana, mas sem chegar às vias de fato). Dessa vez, além do beijo, foi tratado outro assunto bastante pertinente à realidade dos jovens: o bullying. Dá pra notar que esse foi um dos episódios mais reflexivos até então.


Achei que algumas cenas e acontecimentos ficaram bastante forçados, e, como infelizmente foram muitos, senti a necessidade de listá-los (como fiz no episódio anterior):

- A facilidade com que Puck e Artie conseguiram arrecadar dinheiro durante a música. Aquele foi exatamente o mesmo cenário em que todo o New Directions cantou Empire State of Mind – e apenas duas pessoas prestaram atenção. Como um dueto de reggae faria mais sucesso, e sem nada ter sido alterado na popularidade do glee club?

- O desaparecimento de Azimio. Coincidência? Não. O problema é que ele e Karofsky sempre andam juntos, mas a direção achou que não ficaria legal que o amigo do Karofsky contribuísse para o bullying do último episódio porque isso iria atrapalhar a cena particular do beijo. Como não acharam outro jeito, simplesmente excluíram o Azimio das cenas.

- O susto de Mike ao ouvir Tina falar o nome de Beiste. Afinal, não foi ele que contou para ela, segundos atrás, sobre a técnica utilizada pelos jogadores para acalmar-se durante os “amassos”?

- Kurt chegou à Dalton, e aleatoriamente pediu a ajuda do solista, que o segurou pela mão e o levou de mãos dadas até a sala, onde, de repente, ele começou a cantar e todos ajudaram. Foi tudo tão repentino que me fez reassistir para entender como fora a sucessão dos fatos.

- A proximidade das cenas em que Kurt e Beiste afirmam nunca terem sido beijados – e com as mesmas palavras. Deixou um ar MUITO forçado nas cenas, como se aquilo não pudesse acontecer nem em um milhão de anos.

- O arrependimento de Puck ao reconhecer tudo o que havia feito de errado, todas as mentiras que inventou para parecer durão. Não estou falando da confissão de fragilidade, que foi muito bem-explorada, mas do “é, realmente fugir sem pagar me colocaria em encrenca”.

Não estou dizendo que o episódio foi horrível, pois tiveram coisas realmente boas nele, que, para compensar os pontos negativos, aí vão os positivamente marcantes do 2x06:

- A briga de Kurt e Karofsky, que resultou no beijo. Isso é uma reviravolta imensa para a série, que agora pode tomar novos rumos.

- As cenas em que Sam e Tina pensaram para se “acalmarem”. Foi tremendamente ofensivo para Beiste, mas engraçado para quem assistiu.

- O desabafo de Kurt para Blaine.

- A cena em que Mike completa a fala de Finn, que disse que a culpa era dos garotos; ele diz “E da Tina”.

- A conversa no final entre Beiste e Will, que acaba beijando a treinadora. O interessante dessa cena é que, pela reação de Will, cortam-se quaisquer possibilidades de relacionamento entre os dois, apenas reforçando a amizade.

- A tentativas de elogios que os garotos do Glee tentavam fazer à Beiste foram muito engraçadas. Se Will não tivesse pedido para irem logo fazer o mash-up, poderia sair coisa feia dali.

A partir desse episódio, começo a absorver um pouco do que é realmente a essência do script do seriado: eu era um dos que reclamavam sobre o fato de a direção sempre deixar algum(ns) personagem(ns) de lado em todos os episódios, priorizando exageradamente a história de um em detrimento do outro – e, de alguma forma, a história sempre girava em volta de algo envolvendo Finn e Rachel. Esta última visão foi um pouco desbancada no 2x06, mas a teoria de que alguns são mais lembrados e outros totalmente esquecidos permanece, e com mais força. Dessa vez, Emma nem ao menos apareceu no episódio. Mas não estou mais vendo isso como algo completamente ruim. Glee está tomando um pouco a aparência de LOST, no qual cada episódio girava em torno da história de vida de personagens diferentes. O problema é que há sempre o núcleo Finn&Rachel, fazendo o resto migrar. Mas não é por isso que vou deixar de gostar de Glee, e apenas espero que os próximos episódios sejam cada vez melhores.

Agora, a avaliação das músicas do episódio, feitas pelo Gui.

Review das músicas do 2x06 – Never Been Kissed
Um episódio recheado com três mashup bem elaborados. O primeiro, One Love (People Get Ready), é dotado de uma pura inspiração e o instrumental simples realça as vozes de Puck e Artie de forma a tornar a canção bem atraente. Mesmo assim, a performance de Salling não foi tão eficiente como em Only the Good Die Young no episódio “Grilled Cheesus”.

Start Me Up / Livin’ On a Prayer é contagiante e o desempenho das garotas é digno de nota, não só pelos movimentos, como pela excelente caracterização.

Por último, Stop! In the Name of Love / Free Your Mind foi executada com competência. A coreografia supera a das garotas, mas, em um todo, não é tão envolvente e impecável quanto a apresentação delas.

Teenage Dream, melhor canção do episódio, peca pela estranheza de sua coreografia, mas é uma adição incrível a versão original de Katy Perry. A voz doce de Darren Criss, que interpreta Blaine, soa retumbante através dos back vocais, que harmonizam a canção como em um verdadeiro coral. É bom ver os produtores de Glee se sentindo a vontade para dar o toque da série às covers, saindo do esquema cansativo de “cópia da original.

Como ainda é a segunda review dessa série, ainda estou organizando meu cronograma. Mas, de qualquer forma, pretendo publicar a review sempre nos sábados – ou, no mais tardar, nos domingos.

3 comentários:

  1. Parabéns, gente, ficou ótimo lol

    Super concordo. O desaparecimento do Azimio, as cenas forçadas e todo o resto foram muito bem colocados na review.

    As músicas eu achei muito boas, como sempre, as garotas estavam impecáveis e os meninos com aquelas coreografias surtantes. Mas não fui muito com os caras da Dalton cantando Teenage Dream. Preferia que fosse um grupo feminino cantando.

    Parabéns pelo trabalho, galera lol

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Keka! *_*

    É, essa Teenage Dream vai dar o que falar. Não tô botando em questão a qualidade vocal do Darren... Mas o conjunto ficou meio esquisito mesmo. ._.

    ResponderExcluir
  3. Sim, claro. A qualidade vocal do Darren é incomparável, ótima, até. Mas que ficou estranho, ficou o.o

    ResponderExcluir