26 de novembro de 2010

Colocando em dia: Dexter 5x04-09

Postado originalmente aqui em 26/11/10, por isso os episódios "repetidos".


Faltando 3 episódios para o fim de temporada, vemos Dexter avançando cada vez mais para o que parece ser o clímax. O embate contra Jordan Chase está cada vez mais próximo e Lumem está cada vez mais envolvida com o homem. E isso pode ser uma das coisas mais perigosas em que Dexter já se meteu desde o começo da série.

Primeiro devo me desculpar pelo grande atraso dos reviews. Estive muito enrolado com uma infinidade de coisas e pretendo colocar todas as séries em dia aqui o mais rápido possível. Mas não tinha como começar por outro lugar a não ser Dexter, que vem tendo uma temporada impecável.


Estou adorando a participação Stiles na série. Vê-lo lidar com uma vítima, ver o monstro que ele sempre se julgou ser sendo criado a sua frente causa um impacto ainda maior do que ele esperava. Sem contar que ele acaba se envolvendo emocionalmente com ela, mesmo que não queira.

Adoro ver os momentos de sensibilidade de Dexter aflorando. Mostra como ele ainda tem uma parte humana, mesmo que por trás de toda a crueldade e de tudo o que ele passou. E o modo como ele cuida de Lumem, tenta afastá-la no começo, mas logo vê que não conseguiria mostra bem esse conflito interno dele. Bom x ruim, se aproximar x se afastar, pai x assassino.


E é claro que tudo melhora quando lhe dão um objetivo, a caça pelos outros homens que abusaram da mulher. Descobrir que tinham mais envolvidos já era ruim o suficiente, mas ver o trauma que isso ocasionou na garota foi pior ainda. Ela vive com medo e não sabe mais como voltar a ser quem era antes (o que ficou claro quando ela não viajou com o ex-noivo). Ela acabou criando uma ligação com Dexter muito difícil de ser quebrada. Até porque ela viu a verdadeira face dele, como ele pode ser psicótico e mesmo assim não se afastou. A dúvida que fica é se foi porque ele ainda tem algo a lhe oferecer ou porque ela realmente se sente segura com ele.

Quanto a caça pelos estupradores, foi tenso vê-los caçando o primeiro, ele dizendo que não era ele e Lumem sem provas alguma. Mas quando ele faz a ligação e confirma que há mais pessoas, é o incentivo que Dexter precisava para ir atrás deles.

E no meio disso tudo, um dos homens tenta se livrar dos corpos e a polícia de Miami encontra mulheres dentro de baús. Esse tempo todo Dexter estava longe de seus amigos, mas agora não poderia mais. Conseguiu desviá-los por um momento, mas Debra logo achou o que não devia. E ela sempre faz isso, não é?


Assim conhecemos Jordan Chase. Rico, famoso e sádico. Não basta todas as conversas estranhas que ele teve com Dexter no começo, ele também é um dos estupradores. E, pela ligação que ele deu para Lumen no final do 5x09, ele é mais esperto do que os outros. Ele sabe muito bem o que está acontecendo e não vai deixar as coisas mais fáceis para eles. E o perigo para Dexter aumenta ainda mais.

Ainda sobre Lumem, tivemos ela conhecendo quase toda a família dele durante os episódios. Sorri quando ela conheceu Harrison, mas ri muito mais da cena dela com Debra. Todos mundo achando que ela era mais do que uma inquilina (o que é verdade), mas ninguém realmente entende a relação dos dois. Também, se entendessem...


No meio disso tudo, temos o tal caso do Santa Muerte que, sinceramente, parece que só esteve lá para encher lingüiça e ferrar mais com a vida de Debra. Primeiro ela se sente culpada pelo garoto quase ter morrido, depois quando La Guerta faz uma merda e várias pessoas são feridas, ela leva a culpa e acaba afastada. Ainda descobre que Quinn estava tentando pegar o irmão dela desde o começo da temporada.

E eu não disse que isso não ia dar certo? Agora Quinn está sendo chantageado, o policial corrupto está atrás da Lumem e do Dexter, quase descobrindo a verdade sobre tudo. No final das contas, eles vão ter que morrer pra não contar pra ninguém, todo mundo sabe disso.


Uma coisa que tenho gostado muito é de Dexter com a babá do Harrison. É preciso muita confiança para deixar seu filho com uma pessoa e, para Dexter então, é pior ainda. Mas aos poucos ela vai conquistando a confiança dele e ele a dela. A cena da oração para a santa, por exemplo.

A visita da Astor também foi providencial. Lembrar que ele ainda tem uma família por trás, mesmo que não viva mais por ele. Além do que as emoções cada vez mais presentes na vida do homem. E quando ele vê o pai dizendo que se orgulharia dele, que talvez ele não precisasse ser aquele monstro foi tão tocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário