21 de outubro de 2010

Dexter: Practically Perfect (5x03) e Beauty and the Beast (5x04)


Practically Perfect (5x03)
Através dos dois primeiros episódios da quinta temporada vimos Dexter Morgan, um homem de luto. Foi interessante vê-lo lidar com a perda de Rita, como ele se esforça para compreender exatamente o que ele está sentindo (culpa? Remorso? Tristeza?), Mas em “Practically Perfect” voltamos ao ritmo normal, trazendo novamente para o show o rápido e excitante jogo de gato e rato entre o assassino e sua vítima mais recente.

Harry tentou avisar que a pressão que Dex estava colocando sobre o assassinato de Boyd levaria a um erro, e, como de costume, a visão fantasmagórica que funciona como consciência estava correta mais uma vez.

A cena tensa no hospital, com os dois homens tentando ficar um passo à frente do outro e, em seguida a vitória do analista de sangue e o assassinato na casa do Fowler foi a melhor parte desse episódio. Isso tudo foi bastante emocionante, ainda mais quando a próxima vitima de Boyd assistiu a coisa toda.

Apesar de aparecer pouco, a minúscula cena com Julia Stiles caindo nos braços de Dexter foi perfeita para concluir o episódio. Deixou uma ansiedade legitima para saber como o serial killer vai lhe dar com isso. (Espero que ele não faça com ela o mesmo que fez com Miguel Prado na terceira temporada, e transformando-a em algum tipo de aprendiz)

A presença de Maria Doyle Kennedy como a nova babá de Harrison foi perfeita. A Deb intrigada sobre os motivos dela querer cuidar de crianças quando tinha condições para estar em grande hospital foi ótimo.

Batista e LaGuerta? – Encheção de lingüiça total.

Quinn pagando de super-detetive? – Não convence. Está certo que alguém tinha ligar as pontas soltas, mas essa súbita mudança de caráter em Quinn é falha. (Como um cara que rouba dinheiro de cenas de crime de repente acorda se sentindo como Dirty Harry?) Seria mais provável até se fosse vinda do Masuka, ou até mesmo da Deb, mas do Quinn, não cola nem com superbonder.

Cenas memoráveis:
- Dexter indo trabalhar com Boyd

- Deb “interrogando” as candidatas a babá

- Sonya cuidado de Harrison

- O caso Santa Muerte.




Beauty and the Beast (5x04)
"Beauty and the Beast" finalmente mostrou o quão fundo a perda de afetou Dexter: ela o fez ignorar Código de Harry. Correção, na verdade: ela o fez alterar o código de Harry. Numa das primeiras cenas com seu falecido pai, vemos Dexter misturar a primeira regra ("Não seja pego") com a idéia de não deixar morrer um inocente.

Esse é um exemplo de como a morte pode mudar o senso de um serial killer. Ele pode não chorar uma lágrima no um funeral, mas ele conscientemente muda a filosofia de vida que lhe permitiu sobreviver. E aprende-se na conclusão deste episódio que essa mudança terá conseqüências a longo prazo em Dexter, vide como Lumen parece decidida a se vingar de todos os homens que a agrediram.

O show é bem melhor quando Dexter é forçado a pensar como seu adversário, a fim de permanecer vivo e/ou livres. Vimos que com seu irmão O Ice Truck Killer, então Doakes, então Miguel Prado e, finalmente, Trinity.

Depois de quatro horas da quinta temporada, porém, continuamos a vê-lo mais como um indivíduo, pensativo e confuso do que um assassino de raciocínio rápido tentando ficar um passo à frente daqueles que o cercam. Este novo lado é compreensível, dada a morte de Rita, e apesar de não ser muito empolgante para assistir é um caminho necessário para preparar o terreno para as próximas temporadas.

Mesmo que a idéia de um policial suspeitar do analista de sangue ter sido usada antes, o ritmo da investigação Quinn é interessante para saber se ele vai realmente chegar em Dexter. Seria bom, quem sabe assim Dex tomava um choque, mas a incompetência latente no policial voltou a aflorar e a atrapalhá-lo mais uma vez.

Quanto ao resto do episódio? Eh. Deb é perturbada durante o confronto com um dos assassinos Santa Muerte. Foi até legal ver como a fuga afetou Debra, mas deve se resolver em no máximo 3 episódios. LaGuerta pode ter problemas com dormir com subordinados. (Será que alguém se importa com isso?)

Cenas memoráveis:
- Quinn sendo suspenso porque tentou interrogar o filho do Trinity

- Dexter convencendo Sonya a voltar a cuidar de Harrison

- A interação entre Deb e Cira

- Dexter tentando ganhar a confiança de Lumen

Nenhum comentário:

Postar um comentário