20 de setembro de 2010

Maratona Kuroshitsuji: 2ª temporada completa (02x01-12)

por Wateru


Seguindo com as reviews de Kuroshitsuji (ou Monoshitsuji, como alguns preferem chamar a segunda temporada), aqui vão os episódios do 2x01 ao 02x12, que foi exibido na última sexta-feira.


02x01: クロ執事 (Kuroshitsuji – Tradução: Mordomo Negro)


Antes de começar, confesso: a A-1 me enganou direitinho. Mas vamos ao episódio...

Como todo início de temporada, há muito o que se falar. Primeiramente, quero comentar acerca da mudança de padrões que parece ter acontecido no anime em relação à primeira:

a)                  O padrão dos nomes dos episódios – Na primeira temporada, todos iniciavam com Sono Shitsuji + alguma palavra terminada em -ō (Bannō, Suikyō, Sōsō...); na segunda, o padrão é **roshitsuji (Kuroshitsuji, Soroshitsuji, Kiroshitsuji...);

b)                 A primeira temporada era baseada na metáfora de um jogo de xadrez. Aparentemente, esta será fundamentada em um baralho de tarô;

c)                  Enquanto Kuroshitsuji I tinha referências a borboletas e seres voadores, parece que desta vez a referência será “Aranhas”. É tanto que, no início do episódio, aparece a cena de uma aranha comendo uma borboleta.

Quanto aos novos personagens:

- Alois Trancy, o novo “jovem mestre”, é bem mais sádico e pervertido que Ciel Phantomhive jamais sonhara em ser. Ele ri da desgraça alheia, brinca com os sentimentos dos outros, sabe ser falso, dissimulado... Ele estourou o olho da empregada só porque ela olhou pra ele! Bem, não que eu não tenha gostado dele, mas essa personalidade me chocou bastante.

- Claude Faustus, o novo mordomo, parece bem mais sério e poderoso que Sebastian Michaelis. Ele também parece ter mais autonomia, já que não obedeceu à ordem de Alois para que ele risse. Até onde eu pude perceber, ele possui o mesmo tipo de pacto com Alois: algo em troca de algo. E mais: O Claude ficou MUITO parecido com o Sebastian de óculos no episódio 04 da primeira temporada.

Terei que dividir o restante da review em duas partes, já que... Bem, é algo que vou revelar no final.

Primeira parte: achei interessante o desenrolar das cenas – ao que parece, o anime segue com a característica de superestimar situações domésticas corriqueiras, mas de um ponto de vista mais sombrio – bem diferente do humor de Kuroshitsuji I. Da mesma forma que a temporada antiga, Alois Trancy sofreu a perda dos pais e voltou para casa após um tempo com um mordomo negro. Algo que me espantou em uma cena foi o aparecimento do Visconde Druitt. Bem, até então eu imaginei que a segunda temporada não teria vínculos com a primeira. Até que...

Segunda parte: um hóspede misterioso aparece. Pela voz do homem encapuzado, tive um leve pressentimento que seria  surpreendido antes do final do bloco. E, quando eu menos esperava: sim, era o próprio Sebastian Michaelis trazendo o jovem Ciel Phantomhive... Em uma mala! Tive a impressão de que o tal Alois teve uma quedinha pelo Sebastian, mas de qualquer forma... Acho que se os dois mordomos continuassem lutando, Claude levaria a melhor.

Mesmo no final de tudo, achei que o Sebastian fosse participar dessa temporada como um vilão, já que a Aniplex deu tanta ênfase em Claude e Alois, não tem nem menção de personagens antigos nos trailers, nas imagens promocionais, no site... O pior de tudo foi no encerramento. Todos poderiam imaginar que aquelas pernas eram de Alois, em um momento triste do desenho... Mas eram de Ciel. E, após o encerramento, uma cena-bônus do garoto sendo despertado com um anel de diamante azul. E ainda por cima um teaser apenas com cenas de personagens antigos: Elizabeth, Meyrin, Finnian, Bard... E nada de Alois ou Claude. E ainda aparece um sorriso do Lau – sim, tenho certeza que é do Lau.

Como disse antes, a A-1 me enganou direitinho.

02x02: 単執事 (Soroshitsuji – Tradução: Mordomo Solo)


Um episódio que me surpreendeu ainda mais que o primeiro. Como é possível que Alois e Claude só tenham aparecido na abertura? Falando em aparecer... Grell também deu as caras no opening e no teaser. Tanaka-san também deu o ar de sua graça... Não digo mais o que esperar de Monoshitsuji.

Esse pareceu-me bastante estranho. Ciel aparece em um barco, como o que o levou para o mundo espiritual na primeira temporada, mas... Ao que parece, estão todos vivos! Ainda estou com um pé atrás com a tal “primavera dos sonhos”, mas não é nada que tire a estranheza dessas cenas.

Como de praxe, um episódio sem nada que adicione ao enredo. A construção de uma barragem, a luta de Lizzy para encontrar o tal Cervo Branco (eu ri muito quando Ciel lembrou-se da cena de Sebastian performando com a cabeça de um cervo no episódio 14). Talvez esse episódio tenha sido criado apenas para confundir a todos. E...

Eu não disse que o sorriso era do Lau?

02x03: 女郎執事 (Merōshitsuji – Tradução: Mordomo Desrespeitoso)


A cada episódio, eu fico mais atordoado. Em que tempo se passa essa temporada? As missões reais, os casos não-solucionados, o fato de eles não terem abordado Lau com hostilidade no episódio passado... Tudo está me deixando meio confuso. O tempo passa e somente missõezinhas de velhas loucas que querem queimar noivas felizes... E o que a Madame Red está fazendo aparentemente “viva” nessa história?

Pelo que pareceu neste episódio, com mais uma missãozinha sem muito aprofundamento no enredo, daqui para a frente teremos vínculos entre Phantomhive e Trancy. Agora é só esperar para ver.

Só mais uma coisa: pensei que Sebastian não fosse mais falar “Akuma de shitsuji desu kara”. Nem “Yes, my lord”.

02x04: テロ執事 (Teroshitsuji – Tradução: Mordomo Terrorista)


Mais uma missão. Mas acho que, dessa vez, a mensagem de Claude ao final do episódio (e aquela língua alcançando o próprio nariz?) pode fazer muito sentido daqui para a frente. Se bem que o episódio em si não parece ter adicionado nada. Mas tenho que admitir que foi muito engraçada a parte em que todos se mobilizaram para ajudar a parar o trem, e, subitamente, Sebastian decide que fará tudo sozinho. Realmente muito boa.

Aproveitando dessa review não muito extensa, quero comentar alguns aspectos gerais que percebi no anime: um ponto positivo foi o uso de mais recursos 3D para compor as cenas, porque dão um aspecto mais amplo de cenários e contribui para a dinâmica do anime. Infelizmente, os traços de imagens ao longe deixam a desejar – como venho percebendo desde o 02x01, em alguns momentos os rostos ficam simplesmente desfigurados e os traços grosseiros impedem o reconhecimento imediato dos personagens.

Pelo visto, o desenho vai começar a entrar nos eixos a partir do próximo episódio.

02x05: テロ執事 (Noroshitsuji – Tradução: Mordomo Mensageiro)


Agora sim, um episódio voltado puramente ao enredo. Agora sim, entendi o que ele quis dizer com “Madame Red”: ele perdeu a memória. Agora sim, as coisas se encaixam, já que nenhum dos personagens “vivos” haviam sido declarados definitivamente mortos – lembro-me agora do que Sebastian disse no 01x24, quando ele confirmou a morte apenas de Pluto.

Quanto a Alois, estou cada vez mais assustado com seu jeito. Cada vez mais pervertido, atrevido... E louco, claro. Ainda não entendi o que ele quer com Ciel, mas tenho certeza que isso vai ser explicado mais à frente.

Algo que me surpreendeu visualmente nesse episódio foi a presença massiva de fanservices* – todas as personagens femininas, praticamente, foram “focalizadas” em lugares específicos. Espero que os episódios continuem assim. Estou falando da trama Alois x Ciel, não dos fanservices.

Tá, dos fanservices também.

02x06: 夜露執事 (Yoroshitsuji – Tradução: Mordomo do Orvalho Noturno)


Ainda estou um pouco atordoado com o que acabei de ver. Adorei os flashbacks, finalmente conseguiram retirar muitos conflitos da minha cabeça. Se bem que acabaram gerando outros. Mesmo sem saber para quê Alois quer o corpo Ciel, estou começando a desenvolver um ódio muito grande por ambos – Claude e Sebastian. Que lealdade é essa que o faria entregar o próprio mestre a outro demônio? Talvez eu não tenha entendido direito pela tradução, mas a ideia de fazer o Claude roubar a alma do Ciel foi genial para a continuação do enredo.

E quanto à Hannah? A participação dela nesse episódio foi bastante esquisita, convenhamos. Aquele “instrumento hipnotizador”, e essa submissão dela acima de tudo... Ou ela é uma pobre coitada, ou tem algo acontecendo de muito errado naquela mansão. Mas isso nós já sabemos: é óbvio que está acontecendo.

02x07: 殺執事 (Koroshitsuji – Tradução: Mordomo Assassino)


Não haveria descrição melhor para esse episódio, além de “macabro”. E a imagem do nariz de Alois escorrendo foi bastante nojenta.

Bem, essa tal Hannah ainda é uma incógnita. Ela tinha uma espada escondida dentro dela? Muito esquisito, isso. E, ao contrário dos servos de Ciel, os trigêmeos da casa de Alois também são demônios.

É uma pena que as lutas entre Sebastian e Claude nunca consigam chegar às vias de fato; até agora não sei quem poderia ser o mais poderoso dentre os dois. Mas acho que, pela densidade de informações que esse episódio trouxe, as verdadeiras estrelas foram Ciel e Alois, porque se superaram. Aquele exibicionismo todo durante a luta já era esperado: afinal, eles são os mordomos mais poderosos que existem – até agora, pelo menos.

Curiosidade: achei bem interessante a citação de Visconde Druitt – embora sua presença no episódio tenha sido totalmente dispensável – quando ele falou sobre o navegador português Vasco da Gama.

02x08: 吐露執事 (Toroshitsuji – Tradução: Mordomo Verdadeiro)


O início desse episódio mostra um lado bastante diferente de Alois. O episódio todo é um flashback do que realmente aconteceu com o garoto, e... Realmente alguns temas polêmicos e tristes foram explorados aqui. Cada minuto do episódio foi absurdamente esclarecedor, muito mais do que todos os anteriores juntos. De uma hora para outra, começo a sentir uma afeição maior pela figura de Alois (sem deixar de acreditar na inocência de Ciel, mas cada vez mais é complicado dizer quem é o lado do bem e quem é do mal). A própria Hannah acabou me surpreendendo com um filete de esperança que ela possa ter algo de bom. E, afinal, acho que o culpado de tudo pode ser o próprio Sebastian.

A perda das pessoas amadas, a loucura que toma conta de uma mente infantil... Da mesma forma que Ciel, Alois também quer vingança. E, até agora, eu acho que ele está certo.

Fiquei chocado com as últimas cenas. O que Claude pensa que está fazendo ao “matar” Alois? Que horror! Na verdade, horror foi toda a vida dele: a cena com o velho pervertido nos fez entender tudo.

02x09: 虚執事 (Uroshitsuji – Tradução: Mordomo Vazio)


Agora sim, estou confuso. O verdadeiro Alois não apareceu, Claude se mostrou perverso, Hannah demonstrou que é apenas uma empregada com poderes e Ciel... Coitado do Ciel, teve suas memórias confundidas com as de Alois. Eu realmente estou à espera para saber o que vai acontecer nos próximos episódios.

As estratégias do Claude no 02x09 foram realmente dignas de um mordomo-demônio, mas me impressiona muito que Sebastian não tenha sentido algum problema quanto a isso. Agora, eu fiquei curioso para saber algumas coisas, que, espero, sejam explicadas:

- Foi Luka quem mandou queimar a aldeia ao fazer um pacto com Sebastian?
- O falecido Conde Trancy abusava sexualmente do próprio filho?
- A Hannah tem algo a esconder?

Isso – e muito mais – nós só vamos ver nos próximos episódios de Kuroshitsuji II. Literalmente.

02x10: 零執事 (Zeroshitsuji – Tradução: Mordomo Zero)


Então, pelo visto, Claude conseguiu uma maneira de atar os braços de Sebastian – metaforicamente falando, claro.

O humor volta ao animê com a presença sempre cômica de Grell, mas a aura sombria não abandona o episódio por um minuto sequer: admito que é interessante ver Sebastian em uma situação de impotência. De qualquer forma, ainda acho exagerada a paixão que Claude sente pela alma de Ciel.

Estou admirado com a força que o jovem Phantomhive tem para lutar contra os próprios pensamentos – e muito me admira o jeitinho ousado que Hannah está esboçando. E... O que o olho dele está fazendo na boca dela?

02x11: 岐路執事 (Kiroshitsuji – Tradução: Mordomo de Encruzilhada)


Sim, fiquei feliz agora. A Hannah é bem melhor (no sentido de personalidade, não de bondade) do que eu pensava. Está tudo meio metafórico, e difícil de absorver, mas foi maravilhoso acompanhar cada segundo do episódio.

Quanto à realidade de Alois, agora sim entendo o que aconteceu. Talvez tenha perdido isso em algum episódio, mas será que é realmente isso? O Conde Trancy escolheu Jim como substituto para seu filho? Alois não é realmente Alois?

Sim, quando terminei de ver o episódio tive a certeza disso. É impressionante como a Hannah me pareceu boa, mas em alguns minutos mostrou-se a pior de todas. Como na primeira temporada, alguém que se revela apenas no final e deixa todo mundo em uma situação diferente da habitual. Minha felicidade está em perceber que o final pode ser mais surpreendente do que tudo que eu pensei até agora – como o próprio Sebastian diz.

02x12: 黒執事 (Kuroshitsuji – Tradução: Mordomo Negro)


Realmente, não era o que eu esperava. Claro que, com a imprevisibilidade da Hannah, não dava para adivinhar muita coisa, e mesmo assim o final rendeu bastantes emoções. A luta de Claude e Sebastian, e a própria confusão de sentimentos entre os mordomos e seus mestres... O pacto com a demônio e as descobertas que Ciel esperava que Sebastian fizesse... Sim, eu não poderia ter imaginado esse final, de modo algum – por isso que foi tão bom!

Pelo menos, fico feliz por não ter me enganado com os demônios: Sebastian era realmente leal, Hannah realmente sentia amor por Jim, Claude era realmente louco. E Lau abriu os olhos!

Brincadeiras à parte, o rumo que a história levou foi simplesmente perfeito. Os fãs não queriam aceitar o final inevitável de Ciel, mas a criadora conseguiu um jeito de deixá-lo vivo sem entrar em contradição: simplesmente transformando-o em um demônio. A cena do “chá” foi simplesmente genial. Fiquei MUITO triste pelos empregados, pelos amigos de Ciel (e inimigos também) que agora não o terão mais por perto. E coitado do Sebastian, esse deu um azar...

Acho que ficaram muitas pontas soltas – talvez propositalmente, para render OVAs – como: quem foi a pessoa que influenciou a tal Margaret a cometer aqueles crimes? Quem era o irmão do policial? O que realmente aconteceu com o verdadeiro Alois? O que esse Ronald Knox tem de importante para o anime? Muitas, muitas dúvidas... Mas fico feliz pelo leque que esse final pode abrir. E achei perfeita a frase final do anime: Yes, my lord.

--------------------------------------------

* Fanservice – ângulos sensuais de personagens, geralmente do sexo feminino, que focalizam seios e nádegas volumosas sem nenhuma interferência no enredo em si.

2 comentários:

  1. Também achei o final genial e o modo como é difícil definir quem a agente odeia ou ama, eu particularmente fiquei com meus sentimentos encima do muro por todos os personagens principais, cada um tem bondade e maldade de alguma maneira. Adorei a cara de "me ferrei eternamente" do Sebastian no final do anime, foi muito bem colocada e animada, he he, logo ele que se achava tão esperto e tão incrível foi epicamente trollado pelo personagem mais improvável da trama. Aliás, gostei da volta do foco do anime na ideia do demônio que quer apenas "comer" uma alma humana, achei que se a coisa entre os mordomos e os mestres passasse para um romance escrachado ia virar um clichê horrível.

    Minha única decepção de verdade foi não ter visto o andertaker sem a franja cobrindo a cara. Poxa! Ele é um personagem tão legal (e bonitão) achei que poderia ter um pouquinho mais de exposição no anime como tem no mangá.

    ResponderExcluir