18 de setembro de 2010

Maratona Kuroshitsuji: 1ª temporada completa (01x01-24)

por Wateru

Um mordomo e seu mestre pré-adolescente na Inglaterra vitoriana, resolvendo missões concedidas pela rainha – missões essas que nem a própria Scotland Yard consegue solucionar. Esse é o plano de fundo da série de anime/mangá Kuroshitsuji (Black Butler – Mordomo Negro, em tradução livre para o português). No entanto, o enredo é muito mais intrincado do que isso.

Sebastian Michaelis é o servente fiel de Ciel Phantomhive, um garoto de 12 anos que perdeu seus pais em um incêndio não esclarecido. Mas este não é um simples mordomo: como ele mesmo diz, em um trocadilho repetido frequentemente, “Aku made shitsuji desu kara” – “Sou apenas um mordomo”, mas que, foneticamente, pode ser traduzida como “Sou um demônio e um mordomo”. Sim, isso que ele é: em troca da alma de Ciel – que a daria quando concluísse sua vingança contra os assassinos de seus pais – ele serviria ao garoto durante todo o tempo necessário. Nesse meio-tempo, os dois se veem envolvidos nas mais complicadas situações com criminosos, mafiosos e loucos.

Black Butler, trabalho da mangaká Yana Toboso, já foi lançado em forma de CD Drama, musical, guia de personagens, um jogo de videogame, um mangá ainda não finalizado e uma adaptação para a TV, que já está na segunda temporada, com direito a um OVA.

A segunda temporada de Kuroshitsuji foi finalizada no dia 17 de setembro de 2010, mas o anime não para por aí! O Blog da Kuroneko, referência na fanbase brasileira do anime, confirmou o lançamento de um OVA por mês ou a cada dois meses, totalizando 6 OVAs. E, enquanto eles não chegam, trarei reviews da primeira e da segunda temporada (e do OVA que já saiu).

REVIEWS DOS EPISÓDIOS – 1ª TEMPORADA

01x01: その執事、有 (Sono Shitsuji, Yūnō - Seu Mordomo, Talentoso)



O início do episódio obscurece alguns pontos do enredo, quando mostra uma possível figuração de um contrato abstrato realizado entre Ciel e Sebastian. Talvez seja o que realmente tenha acontecido, mas não saberemos apenas com essas cenas. As seguintes, no entanto, parecem transportar o espectador do passado – onde tudo começou – para o “presente” da narração – um dia simples na Mansão Phantomhive. Simples para eles, que já estavam acostumados.

As ações acompanham um dia na vida de Ciel e seu mordomo. Responsável pelos negócios da família, Ciel se vê na incumbência de tratar dos negócios da Funtom Company, multinacional de brinquedos com sede em Londres. Na iminência de receber um representante de uma companhia italiana, e ao ver que os três empregados da mansão botariam tudo a perder, fazendo o jantar tornar-se um fracasso, Sebastian demonstra suas verdadeiras habilidades de planejamento e estratégia sobrenaturais – e o humor deste episódio fica por conta disso.

Humor que, posso dizer, não dominou o enredo deste. O “clima” ficou mais tenso quando o mordomo descobriu os verdadeiros planos do membro da Poseidon Company em fazer negócios com Ciel: aproveitar-se de sua suposta ingenuidade para tomar vantagens em cima da companhia de brinquedos. O final deixa muito a se pensar por quem assiste, bem como a personalidade aparentemente torpe e perversa do garoto.

01x02: その執事、最 (Sono Shitsuji, Saikyō - Seu Mordomo, O Mais Forte)


A aparição de mais três personagens que parecem ser fixos dá um tom mais "multi-núcleos" ao anime: um conde chinês e sua acompanhante, e a tia de Ciel, Madame Red. Simultaneamente aos problemas domésticos – como a praga de ratos ou o chá feito cedo demais – uma questão envolvendo a máfia italiana traz o tom sombrio do episódio. Mais uma vez, sem muitas revelações acerca do enredo, apenas um episódio que, ao que parece, não fará muita falta para quem não assistir. Isso não significa que o espectador não irá se arrepender se deixar de fazê-lo, pois perderia uma das cenas mais empolgantes do anime – afinal, não é todo dia que nós vemos um mordomo desbaratando uma quadrilha de centenas de bandidos apenas com pratos de lousa e talheres. E em apenas nove minutos.

Quase no final, surgem algumas revelações importantes, como a versão de Sebastian para o contrato firmado com Ciel. O ponto forte do episódio, no entanto, fica por conta da enorme frieza de Sebastian em relação a qualquer situação, não importa o quão esquisita ela seja.

01x03: その執事、万能 (Sono Shitsuji, Bannō - Seu Mordomo, Onipotente)


Nesse episódio, o desastrado Grell, mordomo de Madame Red, terá algumas aulas com Sebastian – ele realmente precisava, sejamos sinceros. Como sempre, um zoom na sobremesa do dia que Sebastian cuidadosamente preparou; a diversão deste episódio fica por conta da aparição inesperada de personagens: como o “Verdadeiro Tanaka”, versão austera e sábia do velhinho que só toma chá e expele sons como “ho, ho, ho”. Pena que o efeito do gás dura tão pouco...

A outra aparição inusitada é a de Lady Elizabeth Middleford, noiva de Ciel. Sem a autorização do conde, ela redecora toda a mansão com enfeites “fofos” – e o rapaz não gosta nem um pouco. O interessante é ver a relação infantil dos dois, unidos por uma obrigação política firmada por seus pais, sem uma intenção verdadeira de amarem-se e serem felizes juntos – mesmo que a união voluntária dos dois seja bastante provável futuramente. Como mordomo multi-habilidades que é Sebastian, este ensina os passos da valsa vienense em poucas horas.

Em relação aos outros episódios, este é certamente o menos sombrio. Apenas a citação de uma série de assassinatos no início, mas nada de muito pesado.

01x04: その執事、酔狂 (Sono Shitsuji, Suikyō - Seu Mordomo, Caprichoso)


E a lista de personagens vai aumentando! Desta vez, parece que finalmente Ciel e seu mordomo entrarão em uma missão real – investigar o caso do assassino de prostitutas, o “Estripador Jack”. Essa é apenas uma das referências a acontecimentos verdadeiros da Inglaterra aristocrática – o detetive Fred Abberline também é um personagem visto no animê.

Este episódio também é um prato cheio para quem fantasia a relação entre Ciel e Sebastian – o garoto se vê na obrigação de ir disfarçado de garota até uma festa promovida pelo visconde de Druitt, Aleister Chamber – suspeito de causar os assassinatos. Sebastian dá mais um show de improviso e poder, impedindo que Lady Elizabeth descubra a identidade de Ciel. Este, por sua vez, depara-se com o que pode ser o desvendamento do crime – o que pode ser o início de uma saga de episódios com tema policial no anime.

Como nos outros, o misto de humor e drama confere à atmosfera do desenho um tom cada vez mais autêntico – por mais que, no geral, Kuroshitsuji apresente similaridades com outros animes, como Code Geass, da CLAMP.

01x05: その執事、邂逅 (Sono Shitsuji, Kaikō - Seu Mordomo, O Encontro)


Revelações maravilhosas nesse episódio. O passado sendo destrinchado e, finalmente, os aspectos sobrenaturais explorados de uma forma mais ampla no animê – como deveria ser a história envolvendo um pacto entre um garoto e um demônio.

A segunda parte é... Digamos... Maravilhosa. Saber quem realmente era(m) o(s) assassino(s) foi impactante. E, se formos olhar bem, faz todo o sentido.

Além disso, outra parte muito boa desse episódio foi a luta entre Sebastian e Grell Scutcliff, em sua verdadeira forma. A morte da Madame Red me deixou triste, imaginei que ela pudesse render muito mais para a história, mas é o que se tem para esse episódio; de qualquer forma, parece que esse foi um especial, ou algo assim, pelas memórias de Angelina. Primeiro caso resolvido. O episódio acabou, mas a luta ainda não. Agora, o que resta é esperar o próximo.

01x06: その執事、葬送 (Sono Shitsuji, Sōsō - Seu Mordomo, Em Um Funeral)


A parte cômica da luta de Sebastian e Grell vem nesse episódio. Tomando quase dez minutos da trama destinada ao Nº 06, ela foi realmente forjada para causar risos – Grell demonstra uma paixão súbita pelo mordomo de Ciel, e mesmo batalhando pela morte daquele, ainda assim lança olhares e trejeitos. É realmente engraçado o desfecho da batalha, temperado com o surgimento de mais um personagem: William T. Spears, outro ceifeiro de almas como Grell.

Após o break, surgem cenas da cerimônia funerária do corpo da Madame Red, acompanhada pelas lembranças do Ciel. A parte nostálgica ficou muito bem trabalhada, e a trama formada na cabeça de Ciel após a conversa com o conde Lau rendeu boas revelações ao final do episódio. Algumas imagens chocantes e estarrecedoras, que parecem prenunciar algo futuro, deram o tom dramático do episódio.

01x07: その執事、遊興 (Sono Shitsuji, Yūkyō - Seu Mordomo, Uma Viagem)


Fora a cena do banho, quase não houve humor neste episódio. Definitivamente, este foi um daqueles bastante carregados de mistério – para o segundo caso abordado no animê, até que foi bom. Fora o fato de seguir a receita de sempre: um vilarejo misterioso, coisas estranhas que acontecem à noite e habitantes que parecem ter passado por uma lavagem cerebral.

Algo muito peculiar também foi a ênfase na empregada do Lorde Henry: para uma simples serviçal, ela recebeu muito foco no episódio. E, quanto à parte de desvendar o mistério, mesmo que algumas mortes tenham acontecido antes de seu fim, gostei muito da maneira em que foi tratado e o fim que Henry levou. Angela e o rapaz de cabelos brancos, que apareceu várias vezes durante o desenho, ainda são uma incógnita para o enredo. O amor de Finnian por animais – e o que ele desenvolveu pela empregada de cabelos brancos – dá um toque de sentimentos e aprofunda as características dos serviçais da Mansão Phantomhive, tão superficiais até então.

01x08: その執事、調教 (Sono Shitsuji, Chōkyō - Seu Mordomo, Adestrado)


Como previsto, há algo muito estranho com essa Angela...

Bem, quanto ao enredo... Muitas insinuações e revelações nesse episódio. O amor de Finnian sendo atingido em cheio por imagens que ele e Meyrin presenciaram (falando nela: coitada, o nariz dela sangra o tempo todo). O mistério de Pluto (sim, esse é o nome do cachorro-demônio) enfim foi resolvido, e agora a vila pode se reconstruir e virar o resort real dos Phantomhive. De qualquer forma, ainda é preciso ficar de olho em Angela. Ela ainda tem muito a render no animê.

01x09: その執事、幻像 (Sono Shitsuji, Genzō - Seu Mordomo, Em Uma Ilusão)


Pode parecer estranho, mas a trama desse episódio se resume a um ardil inventado por Ciel para divertir-se um pouco: ordenou a seus empregados que consigam tirar uma foto de Sebastian, e essa foto revelaria o objeto de maior apreço do mordomo. Mas as máquinas da época não eram tão rápidas para processar o negativo... E quem disse que Sebastian fica parado?

Um aspecto secundário no episódio se dá pela visita de um empresário à mansão, que é recebido por Tanaka – em sua forma “verdadeira” – mas logo quem toma o controle da situação é Sebastian, como sempre. O episódio é recheado de humor, encontrado aos borbotões nas cenas envolvendo Pluto.

01x10: その執事、氷上 (Sono Shitsuji, Hyōjō - Seu Mordomo, No Gelo)


Um episódio estranho, diga-se de passagem. Começo a notar que Kuroshitsuji pode não ser um animê inovador, mesmo que seja difícil não acompanhá-lo de tão envolvente que é. Desta vez, os personagens vão parar em um festival em comemoração ao congelamento do Rio Tâmisa, fenômeno que não se via há anos. O episódio gira em torno de um concurso de esculturas de gelo, cujo prêmio é... Uma escultura de gelo – se fosse só isso, é óbvio que Ciel não participaria; o interessante é, com certeza, o “bônus” que se recebe ao vencer o concurso.

Elizabeth e o inspetor Abberline reaparecem nesse episódio. Além deles, há a aterradora presença do “homem do realejo”, que parece trabalhar com marionetes ou algo assim – mais um mistério que tem muito que explorar na trama – além do fato de que, de alguma forma, ele é subordinado de alguém, que não aparece no animê (ou apenas não sabemos quem é).

01x11: その執事、如何様 (Sono Shitsuji, Ikayō - Tradução: Seu Mordomo, O Que Quer Que Seja)


Parece-me que, pela primeira vez, Sebastian mostrou-se à parte das ordens de Ciel. Não que ele o tenha desobedecido, mas... Bem, isso é o final do episódio. Vamos ao início.

O 1x11 passa-se no aniversário de Ciel. A data, festiva para muitos, faz com que ele se lembre de acontecimentos não muito bons – a morte de seus pais, o ritual da seita obscura que o queria destruir... Ao mesmo tempo, a trama é mesclada com a continuação do caso anterior, o do rapto de garotas. Definitivamente, o titeriteiro Drocell, o “homem do realejo” do episódio passado, está por trás dos casos, mas como mordomo de outrem, de identidade não revelada. A mais nova vítima de Drocell é a própria Elizabeth. O bom desse episódio é que mostra um lado do Ciel que, até então, não era explorado: os sentimentos e a compaixão. Como dito antes, a relação entre ele e Elizabeth está longe de ser apenas um contrato destituído de sentimentos.

01x12: その執事、寂寥 (Sono Shitsuji, Sekiryō - Tradução: Seu Mordomo, Solitário)


Sem mais especulações: Angela Blanc realmente tem total participação nos acontecimentos do animê. No final das contas, não era ela que aparentemente controlava Drocell e o fez vitimar tantas garotas?

O episódio foi a continuação do anterior, ainda com uma sequência de perseguições pelas bonecas amaldiçoadas; o ponto forte desse episódio foi a maneira com a qual Sebastian combateu as marionetes – cantando! Na verdade, o episódio todo se passa intercalando a luta na mansão e as memórias atordoantes do dia em que Ciel foi capturado pela “seita”.

Achando Elizabeth em uma espécie de torre, Ciel dá uma demonstração de sentimentos bastante peculiar – ao mesmo tempo, parece preocupar-se consigo mesmo e com os outros. Ao ser resgatada, Lizzy pensa apenas em dar uma linda festa para seu noivo – e como ela queria vê-lo sorrindo.

01x13: その執事、居候 (Sono Shitsuji, Isōrō - Tradução: Seu Mordomo, Dependentes)


Mais uma missão para Ciel e seu mordomo: descobrir o assassino de imigrantes indianos em Londres. Mas essa missão fica meio que em segundo plano no episódio, quando dois personagens novos – Príncipe Soma e Agni, ambos da Índia – aparecem em uma sequência bastante pitoresca.

Sebastian começa a sentir-se intimidado com a presença do mordomo de Soma, que parece possuir a mesma força que ele mesmo sendo um simples humano. As cenas seguintes giram em torno do dia-a-dia aristocrático e da recepção pouco convencional dos hóspedes.

01x14: その執事、異能 (Sono Shitsuji, Inō - Tradução: Seu Mordomo, Talento Incomum)


Mais um episódio em que o enredo principal enobrece uma atividade corriqueira – afinal, onde mais poderíamos encontrar um mordomo-demônio competindo em um campeonato de curry? A trama, no entanto, não envolve só isso: grande parte do 01x14 gira em torno das desilusões do Príncipe Soma, que ficaram um tanto confusas para quem não prestou bastante atenção no animê até agora. Pode-se dizer que a bronca dada por Ciel e Sebastian foi bem absorvida pelo jovem.

O segundo bloco reservou muitas surpresas – Soma ter encontrado Meena, a “traição de Agni” sendo explicada, o reaparecimento de Angela (por que ela parece estar sempre com a mesma roupa?)... Além, é claro, da silhueta da rainha ao final. Só nos resta esperar pela continuação dessa historieta.

01x15: その執事、競争 (Sono Shitsuji, Kyōsō - Tradução: Seu Mordomo, Competição)


Kuroshitsuji me surpreende cada vez mais. Aparentemente, esse episódio não influenciaria em nada no enredo geral da história: curry para cá, curry para lá, pessoas enlouquecendo com o tal “curry-demônio” – o que rendeu boas risadas, admito – mas isso não foi o único acontecimento marcante do 01x15: fiquei realmente envolvido com a competição, ansioso por saber quem levaria a melhor no campeonato de curry – quando se têm dois mordomos aparentemente invencíveis lutando, seja em um duelo de esgrima ou em um desafio culinário, não se pode prever nada.

Enfim, Soma entendeu seu mordomo e o perdoou. A rainha, ao aprovar o pão-de-curry com o aval real, nos fez ver que Sebastian é realmente um mordomo e tanto.

01x16: その執事、孤城 (Sono Shitsuji, Kojō - Tradução: Seu Mordomo, Sozinho)


Não estou gostando muito do rumo que o animê está tomando – enredos cada vez mais afastados da trama principal, que não adicionam nada mais do que uma lição de moral ao jovem Phantomhive. Acho que esta foi a quarta ou quinta menção que o desenho faz a fatos históricos reais – e, dessa vez, muito melhor explorado.

Fora o fato de que, ao que parece, ter sido uma história com começo, meio e fim, sem ligações com o passado ou o futuro do anime – o que me faz achar que este deveria ser lançado como OVA – a história foi bem desenvolvida. Mesmo que a “missão” tenha sido meio forçada, no geral os aspectos psicológicos daquelas duas almas – Edward V e seu irmão menor, Richard – foram fiéis à proposta inicial de Kuroshitsuji: acontecimentos com terceiros que façam Ciel refletir sobre sua própria condição.

Por ter sido um episódio “fraco”, a parte boa fica por conta das atitudes de Sebastian – que, por causa de um jogo de xadrez, torna-se mordomo dos garotos e passa a tratar Ciel como um convidado – que seguiu as ordens do amo, mas soube dosar com sua vontade própria.

01x17: その執事、奉納 (Sono Shitsuji, Hōnō - Tradução: Seu Mordomo, Oferta)


O 01x17 é imprescindível. Confuso, mas essencial para o entendimento do enredo. A reaparição de Grell e do Funerário conferiram um bom humor ao episódio, mas as surpresas reais ficam por conta de Sebastian – aposto que foi a cena mais ousada de todo o desenho! Sim, é isso mesmo que você está pensando: enquanto os fanservices para garotas não passavam de insinuações, esse episódio foi além – é claro que não foram cenas explícitas, mas não deixaram sombra de dúvida sobre o que realmente aconteceu.

O olhar de Ash para Pluto me fez pensar algumas coisas sobre sua possível ligação com Angela – esta, no final do episódio, me fez entender o porquê de seu nome.

Ciel parece ter, finalmente, retornado ao local de seus pesadelos – o templo em que ele foi marcado parra morrer em um ritual. O “pastor”, que parece ser uma personificação dos pesadelos de Ciel, mostrou-se, na verdade, como mais uma marionete do mal maior – que, até então, parece ser Angela.
No próximo episódio, saberemos para onde Ciel, Sebastian e Grell foram.

01x18: その執事、転送 (Sono Shitsuji, Tensō - Tradução: Seu Mordomo, Transferência)


Um dos episódios mais densos, tensos e intensos de toda a série. Até que enfim, a série retorna à obscuridade inicial – e, trocadilhos à parte, tudo está ficando mais “claro” – a morte dos pais de Ciel, os vilões por trás dos assassinatos, a verdadeira identidade dos shinigamis, os objetivos de Angela... Não sei se estava planejado para ser assim, mas, se todos fossem cheios de informação como esse, o anime certamente seria bem mais rico.

O humor, mesmo que deixado um pouco de lado, não desapareceu de todo. Mas acho que esteve na dose certa: o enredo desse episódio, definitivamente, não dá muita vazão à comédia. Pode não ter sido o mais cômico, mas certamente foi o mais completo.

01x19: その執事、入牢 (Sono Shitsuji, Nyūrō - Tradução: Seu Mordomo, Preso)


Ciel e Sebastian foram pegos por um ardiloso estratagema. Mas, pelo que conheço do mordomo-demônio, não será por muito tempo.

Todos estão se mostrando realmente... A cada minuto, acredito que os únicos personagens que não vão me surpreender são Phantomhive e Michaelis, pois o resto... Não se pode duvidar de nada. Agora, definitivamente, sabe-se que o mordomo real está envolvido nessa teia... E quem será a pessoa que apareceu de relance na cena com Angela?

Agora, sim, o humor despretensioso parece ter desaparecido. No máximo, uma expressão assustada no início do episódio e só. Ranmao parece ser mais poderosa do que eu imaginava, e Lau nem tão bobo assim. Não é possível saber, ainda, se a rainha possui parte nisso, mas talvez saibamos no 01x20.

01x20: その執事、脱走 (Sono Shitsuji, Dassō - Tradução: Seu Mordomo, Fuga)


O que pareceu a continuação do episódio anterior, ao final, mostrou que possuía apenas uma espécie de “ligação”. Esse possuiu brilho próprio, ao deixar os planos de Angela um pouco de lado e focalizar em dois secundários – Abberline, que tentou se mostrar solícito aos planos do jovem Ciel, e Lau, que, no fritar dos ovos, era só um mafioso traidor que conseguiu um movimento magistral, já que era apenas uma peça do jogo do jovem conde. O que dizer desse episódio? Pelo visto, não teremos mais aquele humor leve até o final da temporada – as coisas estão realmente pesadas por aqui. De qualquer forma, a morte de mais personagens pode ser o fim de muitas dores de cabeça – talvez essa seja uma arma proposital da produtora do anime, já que isso pode ajudar no desfecho.

Nota-se aqui um pequeno lapso na continuidade do enredo complicado de antes. Imaginei que este episódio seria esclarecedor para a trama, mas parece que a Yana Toboso não quer mesmo deixar as pequenas e irrelevantes “missões” de lado. Mesmo que, pelo visto, o “objeto secreto” da rainha possa vir a fazer sentido mais à frente, não senti muita diferença ao terminar de assistir o 01x19.

01x21: その執事、雇傭 (Sono Shitsuji, Koyō - Tradução: Seu Mordomo, Servos)


Um episódio realmente interessante. É como se ele tivesse sido reservado para contar o passado dos empregados da família Phantomhive – cuja revelação me surpreendeu. Talvez para contrabalancear os anteriores, esse foi leve, belo e simples. Mesmo não fazendo muita diferença, foi legal saber um pouco mais da história de Meyrin, Bard e Finnian. Até agora, não consegui entender como um enredo tão curto conseguiu preencher vinte minutos de tela sem ficar repetitivo ou enfadonho. Para um episódio de véspera de encerramento, este foi bem ao seu propósito: relaxar o espectador antes do Gran Finale.

01x22: その執事、解消 (Sono Shitsuji, Kaishō - Tradução: Seu Mordomo, Finalizado)


Agora sim, entendi a ligação entre Ash e Pluto. E parece que a hesitação de Ciel acabou rendendo-lhe solidão. Fico meio confuso sabendo que ainda faltam dois episódios para o final: parece que tudo está tão próximo de acabar...

Bom, mas não foi só isso que aconteceu: enfim, parece que o novelo está começando a se abrir. A rainha mostrou sua verdadeira face – literal e metaforicamente – e Sebastian parece ter abandonado Ciel. Os motivos disso tudo? Ainda não se pode saber. De qualquer forma, fiquei bastante atordoado com as últimas cenas do 01x22: Ciel indefeso, sozinho, sem seu mordomo para ajudá-lo. Por mais que ele seja forte e calejado pelo ódio, ele ainda é uma criança! Se bem que, desde o início, eu sabia que “o dia” chegaria. E está ficando cada vez mais próximo.

01x23: その執事、炎上 (Sono Shitsuji, Enjō - Tradução: Seu Mordomo, Em Chamas)


O pré-finale foi simplesmente aterrador. Destruição, perda de valores... Tristeza. A rainha morta, Ciel baleado, a verdadeira identidade de Ash (que, ao que parece, é o mesmo que Angela. Notei que eles nunca aparecem ao mesmo tempo em uma cena.) e o prenúncio do fim. O certo é que, tentando tomar as rédeas do próprio destino, Ciel se vê em estado de impotência, e isso faz com que Sebastian retorne a seu posto de mordomo. Como imaginado, temos um anjo desvirtuado que possui planos assombrosos de purificação da Terra.

As cenas iniciais são chocantes e entristecem. Não recomendo esse episódio para alguém que está prestes a dormir.

01x24: その執事、滔滔 (Sono Shitsuji, Tōtō - Tradução: Seu Mordomo, Deslumbrado)


Bem... A primeira temporada chegou ao fim. Confesso que imaginava uma alternativa para Ciel que não fosse a morte, mas, enfim... Tudo foi solucionado no primeiro bloco do episódio: como um vilão sem profundidade, Ash/Angela enlouqueceu ao notar que o cachorro-demônio estava morto – quanto aos servos, nada fica claro.

Não sei se há muito o que se falar deste episódio, já que retrata o final que todos esperávamos: uma batalha contra o vilão real e a devolução da alma de Ciel a Sebastian. Mas tenho uma opinião pessoal sobre o aspecto geral dessa temporada.

Como foi retratado durante todo o tempo, a metáfora do jogo de xadrez foi perfeitamente empregada. O que parecia ser o vilão ia, a cada episódio, mostrando-se apenas uma peça de cada lado do jogo: conde Lau, Madame Red, a rainha... Da mesma forma que em um jogo, quando vão sobrando apenas as peças essenciais – o dualismo do preto-e-branco das peças também se mostrou presente em todo o animê.

Enfim, parece que Londres voltará ao normal. Soma e Agni trabalhando em prol da alimentação dos pobres e famintos da cidade destruída, uma “nova rainha” tomando as rédeas do país, a maldição dos Phantomhive finalmente chegando ao fim. As revelações sobre o pai de Ciel, ao final do episódio, também foram bastante esclarecedoras.

Mesmo com o desfecho esperado, a temporada não foi um clichê. Houve aspectos bastante inovadores ao meu ver, e cômicos também. Nem tantos personagens como em outras séries animadas, mas o número suficiente para desenrolar várias tramas. Um desenho digno de ser visto. Um animê e tanto.

2 comentários: