19 de setembro de 2010

Maratona Buffy: 1x09-12


The Puppet Show (1x09)
por Jão
Finalmente vemos a chegada de um dos maiores vilões que Buffy já enfrentou, pelo menos pelas próximas duas temporadas. O diretor Snyder não tem nenhum tipo de poder especial, mas consegue fazer verdadeiro inferno na vida da caça-vampiros. Em “The Puppet Show” Snyder força Giles a cuidar do Show anual de talentos de Sunnydale High, e Buffy, Willow e Xander tem que participar, ainda que contra a sua vontade. Como se isso não bastasse, as coisas dão errado quando um dos participantes do show de talentos é encontrado morto e com o coração brutalmente removido. A caçadora e a gangue correm contra o relógio para encontrar o assassino, e todos os indícios apontam para Morgan, um dos alunos da escola, e seu boneco.
 
O enredo do boneco que toma vida já foi feito muitas vezes (vide “O Brinquedo Assassino” e a lenda urbana do boneco do Fofão), mas este ainda consegue um episódio tragável com uma boa dose de mistério. Digo tragável, porque, apesar de bem escrito e clichê, não é dos melhores da temporada. O que salva o episódio são os momentos engraçados, como Buffy, Willow e Xander provocando Giles por causa do show de talentos.
 
Além disso, Cordélia cantando foi tosco e cômico. Sua voz era tão bizarra que faria os ouvidos de qualquer um sangrar. O plot com o demônio que precisava de órgãos humanos foi interessante, mas um pouco fraco.
As cenas com o Sid foram no mínimo perturbadoras. Aquele boneco de ventríloquo batendo em Buffy foi estranho demais. Vergonha por quem fez os efeitos especiais nesse episódio.

Cenas memoráveis:
- A gangue zoando Giles por causa do Show de talentos
- Cordélia cantando
- As cenas após os créditos, de Buffy, Willow e Xander encenando uma peça.


Nightmares (1x10)
por Jão
Neste episódio temos o retorno do Mestre e a continuação de seu plano para sair da dimensão em que está preso. Em “Nightmares”, os piores temores dos alunos de Sunnydale High parecem invadir os sonhos, criando pesadelos realmente mortais. Buffy e sua turma devem manter-se unidos para parar o fenômeno antes todos na cidade e no mundo sejam contaminados.
 
Um episódio que destoa da qualidade acima da média da primeira temporada, "Nightmares" usa o conceito dos filmes “A Hora do Pesadelo”, estrelados por Freddie Kruger, mas não consegue o mesmo efeito aterrorizante de sua inspiração. Quer dizer, poderia ter sido mais interessante do que apenas assistir aos pesadelos dos personagens.
 
A idéia de Billy, o garoto seqüestrado pelo mestre há alguns episódios atrás, entrar em coma e trazer um mundo de horrores para a realidade abria várias muitas possibilidades
 
Claro que algumas são assustadores (a do palhaço foi tenso), porém alguns são simplesmente hilariantes como o medo de palco de Willow, mas outros ocasionam alguma profundidade aos personagens.
 
O melhor exemplo é Buffy, quando ouve seu pai a dizer que ela era responsável para o divórcio. É uma cena comovente, ele é tão frio, que vemos Buffy se sente impotente, mesmo sendo tão poderosa.
 
Outras cenas interessantes são as aranhas em Wendal e o Mestre aparecendo e enterrando Buffy só para ela voltar como vampira. A maquiagem desse episódio foi realmente bem feita e os efeitos especiais estavam melhores do que no episódio anterior.

Cenas memoráveis:
- O pesadelo com o palhaço
- Willow com medo de palco
- Buffy se sentido culpada por ter causado o divórcio dos pais.



Out of Mind, Out of Sight (1x11)
por Lenon Fernandes

Mais um dos episódios clássicos de Buffy. Acho ótimo como Joss Whedon coloca críticas sutis (às vezes não tão sutis) à sociedade e ao próprio sistema estudantil, que acaba sendo injusto com todos os participantes. Vemos Buffy sendo desprezada por ser diferente e Marcie sendo simplesmente ignorada por todos.

Deve ser cruel conviver em um lugar em que você não faz parte, onde ninguém te conhece sem nenhum motivo aparente. É como se Marcie nunca tivesse existido naquela escola, só passou a fazer parte quando tentou machucar Cordelia.

Achei muito legal também Cordelia se aproximando dos scoobies, mesmo que escondida dos outros. Ela dá muita importância sua posição social, mas ainda assim sabe quem a salvou e quem vai estar disposto a ajudá-la de novo quando precisar.

E aquele final com Marcie sendo treinada pelo FBI é o melhor. Só de imaginar o governo treinando assassinos e usando as convergências místicas para isso é sinistro o suficiente. Pena que Joss não trabalha com isso depois.




Prophecy Girl (1x12)
por Lenon Fernandes

E então chega o final de temprada concluindo majestosamente todo o arco que envolvia o Mestre. Acho que, em meio a tantos episódios bons da primeira temporada, esse acaba se destacando não apenas por concluir tudo, mas por ter as melhores coisas da série: bons diálogos, mitologia e a amizade que cresce entre todos ali.

Vemos, por exemplo, Cordelia, Jenny e Angel entrando para a gang dos scoobies. Xander e Buffy definindo o relacionamento deles como apenas amizade, mesmo com o rapaz não concordando tanto.

Contudo, o fio condutor do episódio é a profecia de que Buffy morreria ao encarar o Mestre. E eu entendo cada atitude da garota desde o momento em que ela surta e diz que não quer mais até ela ir enfrentar o monstro. Ela é uma criança, apesar de tudo e se sacrificar não é algo fácil nem para um adulto. Mas quando ela vê Willow tão fragilizada daquele jeito, tão perturbada pelos vampiros ela viu que não tinha outra saída, tinha que fazê-lo.

Por isso amo tanta a luta final, quando ela mata o Mestre e salva a todos que estavam quase sendo engolidos pela HellMouth. E que lugar melhora para ela estar do que no centro da biblioteca, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário