29 de setembro de 2010

Criminal Minds: Our Darkest Hour (5x23) e The Longest Night (6x01)


Quem nunca teve medo do escuro? Nunca teve medo dos monstros que as sombras abrigam quando tudo fica silencioso? Quer monstro mais assustador do que um serial killer que usa apagões para torturar física e psicologicamente suas vítimas? Quer coisa mais assustadora do que ter seu lar invadido por um monstro desses, quando não há nem um brilho de luz pra te dar esperança?

Essa é a intensidade dos episódios 5x23 e 6x01. Não tem como falar de um, sem mencionar o outro. Os dois têm uma atmosfera tão densa, tão assombrosa, e se completam tão perfeitamente que foi um pecado terem separado os dois. Quatro meses é muito tempo para se esperar. E quatro meses acabaram com o balanceamento e harmonia do episódio.

Vistos separados, são dois episódios comuns. Assista um após o outro... E a coisa muda totalmente de figura. Juntos, você consegue enxergar cada reentrância e cada detalhe minúsculo que os roteiristas planejaram. Cada cena, cada quadro, cada diálogo e expressão facial dá sentido a outras minúcias espalhadas por 80 minutos de suspense.

Separados, parece que não deram muita importância para o episódio. Juntos... Você vê a poesia em cada lembrança, em cada corte de câmera, em cada flashback. Os episódios combinados chegam quase à perfeição. Só teria sido bem melhor se tivessem colocado os dois juntos no final da quinta ou no começo da sexta.

O pico do episódio, sem sombra de dúvidas, foi o discurso da JJ. O nervosismo em falar alguma coisa errada e comprometer a vida da criança, o não saber o que fazer e ter que improvisar, tudo isso te deixa grudado na cadeira, com as palmas das mãos suadas, temendo pelo pior tanto quanto a loira estava.

Mas na hora em que ela abre a boca e começa a desfiar um discurso maravilhoso sobre paternidade, sobre o amor incondicional de uma mãe para um filho, sobre como elas devem te proteger e não lhe causar dor... As pessoas que passaram em segundo plano, com expressões deliciadas pelas palavras doces que saíam pelo rádio, foram copiadas em várias casas, no rosto de vários fãs da série.

O retorno foi emocionante. E, apesar de saber que o futuro de Criminal Minds pode não ser tão brilhante e caloroso, já que a saída de JJ é iminente, pelo menos nós estamos nos despedindo dela lentamente com cenas como essa, que vão marcar o personagem no nosso cérebro por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário