23 de junho de 2010

Freddie Mercury, de Selim Rauer

“Não serei conhecido. Eu serei uma Lenda.”

Quem diria que o rapaz dentuço e persa que pronunciou a frase a cima iria se tornar um dos maiores vocalistas da história da música? Considerado um símbolo inglês, ao lado da Rainha Elizabeth, Lady Diana e os Beatles, Freddie Mercury era uma figura bastante enigmática, e por assim dizer, estranha para quem o olha uma primeira vez.


O livro “Freddie Mercury”, do antropólogo francês Selim Rauer, aborda toda a vida e obra de Mercury. Nascido em Zamzibar, Farrok Bulsara teve que enfrentar o abandono desde cedo: fora enviado aos 8 anos a um internato nos cafundós da Índia, ficando completamente isolado de sua família. A partir daí a história começa a se desenvolver, passando pelo encontro com Brian May, Roger Taylor e John Deacon até a descoberta da AIDS e sua morte.

O autor esmiúça os detalhes mais íntimos do líder do Queen, desconstruindo a aparente autoconfiança do cantor e mostrando seus medos e suas fragilidades. A Devassa que Rauer fez na vida de Mercury, e sua escrita concisa tornam a leitura fácil e rápida.
É interessante ver como a história pessoal de Freddie afeta diretamente em sua produção musical. Um exemplo é o álbum “The Works”, que é o pior disco do grupo e que foi feito a base de cocaína e álcool. As drogas o deixavam ainda mais elétrico do que já era. Ele não conseguia ficar mais do que 30 minutos escrevendo ou remixando uma música, e como May e Taylor estavam mais interessados em seus álbuns solos, literalmente, se lixavam para a qualidade do disco. O resultado desastroso, associado a pressão de Deacon e Mary Austin, primeira e única mulher de Mercury, fizeram com Freddie parasse de cheirar por conta própria.
O leitor também vai rir muito do humor sarcástico e irônico do vocalista. Destaque para as discussões de Mercury com a imprensa, as tiradas que ele dava nos jornalistas eram fantásticas. O homem tinha ódio de jornalista, ainda mais quando chegavam falando besteira.

Um jornalista da BBC uma vez o questionou sobre sua sexualidade:
- Senhor Mercury, o senhor prefere ir para cama com homens ou com mulheres?
Ele respondeu na hora:
- Com os dois, meu caro. Também tenho gatos; vou para cama com os três… e você?
A obra vale tanto para quem é fã xiita do Queen quanto para quem só escutou uma música ou outra naquela rádio que só toca música antiga. E ainda tem um bônus no final do livro: discografia completa, incluindo singles e raridades

Vou ficar devendo o pdf para baixar. Procurei pela net inteira mais tá difícil.
Fiquem aí com o clipe de Breakthru, que só passou uma vez no Fantástico e nunca na MTV Brasil.


Freddie Mercury
Autor: Rauer, Selim
Editora: Planeta do Brasil
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias
Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário