23 de junho de 2010

Eminem: Recovery - Review





Ninguém duvida que Eminem seja um grande rapper, mas nos últimos seis anos o envolvimento com drogas o fez perder o rumo de suas composições. O rapper do Missouri deixou de ser inesperado e com um humor escrachado, dando lugar a um Eminem previsível. Cinco anos após seu ruim Encore, teve-se a notícia que Eminem preparava um novo álbum. Exatamente no mesmo ano Relapse foi lançado, narrando de forma criativa - e por vezes violenta - os anos do rapper como viciado. Relapse não era ruim, mas não agradou aos fãs. Em seu fim o álbum revelava que teria uma continuação, mas, conforme o trabalho em estúdio progredia, o resultado – segundo o próprio rapper – se distanciava cada vez mais do estilo de que se constituiu Relapse. Eminem decidiu então que o novo álbum levaria um nome próprio. Em 22 de Junho, aportou nas lojas Recovery, que prometia ser a “recuperação” do rapper, em tradução literal do título. Pelo visto, todas as promessas foram cumpridas.
Recovery traz um novo Eminem, uma mistura de tudo que era bom no antigo com uma nova capacidade de produção e união do pop ao hip-hop. As letras mostram uma maturidade crescente e um tom emocional que certamente nunca fora visto em canções do rapper. Orgulhoso de seu novo trabalho, Eminem canta em Takin’ 2 Myself, uma das grandes faixas do álbum, “It's different, them last 2 albums didn't count / Encore I was on drugs, Relapse I was flushing 'em out“. Kobe simplesmente domina o refrão, levando a canção a um nível de hit. Outra faixa destaque é o dueto de Rihanna e Eminem em Love the Way You Lie. A cantora caribenha empresta sua voz para um refrão belissimamente composto, enquanto Eminem canta grandes versos. Not Afraid, que revela a segurança do rapper quanto ao novo álbum e a sua própria vida pessoal, Cinderella Man, Going Through Changes, uma das canções mais profundas e emocionais das dezessete que compõem o álbum, 25 to Life, Almost Famous, a divertida W.T.P. e You’re Never Over são outros destaques. A única que parece desprendida é On Fire, que apresenta um refrão sofrível, mas tem êxito no sentido de humor em seus versos. A melhor faixa fica por conta do encontro de Eminem e Lil Wayne na majestosa No Love, que alia versos incríveis e um sample de What Is Love do Haddaway que se encaixa perfeitamente na canção. Eminem canta ao seu máximo, penetrando na mente do ouvinte, fazendo-o querer segui-lo em cada rima encaixada com genialidade.
Recovery tem todas as possibilidades para ser intitulado como um dos melhores álbuns de Eminem e certamente já é um marco em sua carreira, independente das críticas ou da própria reação dos fãs. Acima de tudo, o álbum é um pedido de perdão aos leais seguidores do rapper pelos – como o próprio Eminem canta em Not Afraid – “desapontamentos” que possa ter causado. Depois de Recovery só resta dizer que as desculpas estão aceitas.


1. Cold Wind Blows 5:04
2. Talkin’ 2 Myself 5:01
featuring Kobe
3. On Fire 3:34
4. Won’t Back Down 4:26
featuring P!nk
5. W.T.P. 3:58
6. Going Through Changes 4:59
7. Not Afraid 4:08
8. Seduction 4:35
9. No Love 5:00
featuring Lil Wayne
10. Space Bound 4:39
11. Cinderella Man 4:39
12. 25 to Life 4:02
13. Bad 5:25
14. Almost Famous 4:53
15. Love the Way You Lie 4:23
featuring Rihanna
16. You’re Never Over 5:06
17. Untitled 3:15


Data de Lançamento: Junho 22, 2010
Formatos: CD e Digital
Gravadora: Aftermath Records
Allmusic: 3.5/5
Entertainment Weekly: B+
Metacritic: 61/100
Nota: 9


Compre pelo iTunes ou Amazon.

Um comentário:

  1. Como te falei, Gui, nem gosto de hip hop, mas depois do texto me deu vontade de ouvir.. kkkkkk

    ResponderExcluir