22 de novembro de 2010

Kanye West: My Beautiful Dark Twisted Fantasy - Review




The College Dropout, primeiro álbum de Kanye West sempre foi visto como o melhor trabalho do cantor, embora a consistência de Late Registration seja melhor. My Beautiful Dark Twisted Fantasy veio para mudar tudo isso e, beirando a perfeição e magnificência, já pode ser considerado o melhor álbum do ano.
Bem estruturado, o álbum evolui em versos inteligentes e grandes intervalos de instrumentais, tornando obrigatória a apreciação do início ao fim. Constantemente em mudança, Dark Twisted Fantasy leva o ouvinte a um mundo de extravagância e grandiosidade, que brinca com os sentidos e bom gosto. Mesmo quando Kanye não canta, as participações se superam em versos magníficos (referência ao verso arrasador de Nicki Minaj em Monster). Cada faixa retumba em seu próprio momento, levadas pelas combinações geniosas de instrumentos de West. Não é a toa que o trabalho é o mais consistente desde The College Dropout e Late Registration.
All of the Lights brilha desde sua Interlude, que faz tudo parar e atentar para a grandiosidade do que vem a seguir, e quando a canção finalmente chega, Rihanna, West e todos diversos os convidados vão ao seu limite para dar o melhor que a faixa merece. So Appalled constitui-se de um instrumental retumbante, que soa vorazmente ao ar, enquanto os versos dão o sentido. Runaway, já conhecida, se estende até nove minutos no álbum com as simples notas de piano ditando elegância ao mesmo tempo em que o instrumental reforça o emocional dos versos. Versos esses que penetram fundo na mente de Kanye, que canta “you been puttin' up wit' my shit just way too long” para logo em seguida fazer um brinde aos “douchebags”. É majestoso ouvir o final da canção e seu violoncelo a soar. Blame Game é outra proeza, desde os belos vocais de John Legend, versos sentimentais de Kanye e instrumental genioso. Lost In the World termina o álbum com um refrão grandioso cantando em coro, ao mesmo passo que incute os marcos finais, com um sample de Comment #1 de Gil Scott-Heron. Palmas merecidas.
Moldado com estilo e substância, o quinto trabalho de estúdio de West vai além das fronteiras da criatividade e apresenta um álbum esmagador, que merece seu título, em todas as suas facetas encantadoras e sua extravagância competente ao limite da classe. Um trabalho magnífico que lembra todos os motivos pelos quais se ama a indústria da música, a qual nunca esteve tão próxima da arte como em My Beautiful Dark Twisted Fantasy.


1. Dark Fantasy 4:40
2. Gorgeous 5:57
featuring Kid Cudi & Raekwon
3. Power 4:52
4. All of the Lights (Interlude) 1:02
5. All of the Lights 4:59
featuring Rihanna, Alicia Keys, Fergie, The-Dream, Ryan Leslie, Elton John, Charlie Wilson, Kid Cudi, John Legend, Tony Williams & Elly Jackson
6. Monster 6:21
featuring Jay-Z, Rick Ross, Nicki Minaj & Bon Iver
7. So Appalled 6:37
featuring Swizz Beatz, Jay-Z, Pusha T, Prynce Cy Hi & The RZA
8. Devil In a New Dress 5:52
featuring Rick Ross
9. Runaway 9:07
featuring Pusha T
10. Hell of a Life 5:27
11. Blame Game 7:49
featuring John Legend
12. Lost In the World 4:16
featuring Bon Iver
13. Who Will Survive In America 1:38


Data de Lançamento: Novembro 22, 2010
Formatos: CD e Digital Download
Gravadora: Roc-A-Fella Records
Allmusic: 4/5
Entertainment Weekly: A
Metacritic: 100/100
Nota: 10

Compre pelo iTunes ou Amazon.

Veja as quatro capas alternativas para o álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário