9 de setembro de 2010
A Última Música (Filme)
O filme "A Última Música" é uma adaptação do romance homônimo de Nicholas Sparks, já revisado aqui, que trouxe um elenco misto de atores conhecidos do público e de ótima reputação interpretativa - como os pais da protagonista - a atores estreantes em cinema como o que interpreta o personagem Will e o ícone Pop Miley Cyrus. Foi lançado em Junho e não alcançou muito público nos países que foi exibido, mas em meio a minha paixão pelo livro eu resolvi ler e resenhar pro Blog.
Como toda obra adaptada de livros, as comparações se tornam impossíveis de serem ignoradas. Os livros, ao meu ver, são sempre superiores às tramas construídas pela cinegrafia, até porque é impossível filmar um mundo criado pelo escritor em aproximadamente 400 páginas em 2 horas de rolo. É triste para o leitor fiel a uma certa obra ver o "seu mundo" modificado e simplificado no cinema, porém é a vida. E a vida é dura.
Portanto, afastando-me da leitora hardcore que me domina, eu lamentavelmente tenho que dizer que o filme ficou muito abaixo da expectativa gerado pelo seu trailer e pela sinopse. A direção e o roteiro pecaram no momento de costurar as cenas, resultando num conjunto meio Frankestein. Explicando-me: O desenrolar da história acontecia de modo muito rápido, beirando ao brusco algumas vezes, o que comprometia o entendimento da mesma. Em um momento a protagonista brigava com seu pai dizendo que o odiava, e no próximo encontro dos dois estava tudo bem, como se aquela briga não tivesse nem existido. Isso acontece em vários momentos do filme, comprometendo a evolução e me entristecendo muito por essa displicência.
Porém, nem tudo está perdido (apesar do quesito criticado ser um dos principais pra mim, particularmente). A interação do elenco é ótima, a química entre os atores esteve no tom certo o tempo todo e a geração desses personagens obedeceram ao que antes havia sido delimitado literariamente. Eu, que não sou fã de Miley Cyrus, consegui ver nela a Ronnie revoltada com o divórcio dos pais e a Ronnie amadurecida pela experiência do veraneio. A trilha sonora (minha paixão a parte) é muito bem feita, incluindo uma belíssima canção interpretada pela eterna Hannah Montana "When I look at you".
Se você gostar de um drama familiar misturado com um romance água com açúcar, "A Última Música" se torna um bom filme pra se assistir. Não é um filme tipo: "Caraca! Você TEM que assistir", mas é legal!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nem tinha ouvido falar desse filme. Me pareceu interessante, apesar da falta de sequencia q vc falou.
ResponderExcluir