14 de julho de 2010

Persons Unknown: 1x01-04



Persons Unknown para mim é um das séries mais intrigantes que já assisti, depois de Lost. Além de bem interessante, um suspense fica constantemente no ar e ao contrário da recém terminada série não parece ter mistérios sobrenaturais. Continuando, essa nova série mostra sete pessoas que foram retiradas de sua vidas normais e colocadas numa aparente "cidade fantasma", e estão constantemente sendo vigiadas por câmeras. A primeira vista, se tem a sensação de assistir 'Jogos Mortais', porém sem as mortes bizarras e sanguinolentas da franquia cinematográfica. Então vamos as reviews dos quatro primeiros episódios.


Na primeira cena do Piloto, vemos uma mãe sendo sequestrada de um parque, enquanto vigiava sua filha brincar. Janet acorda um tempo depois trancada em um quarto sozinha com uma câmera em constante vigilância, quem a ajuda é Joe, um homem misterioso e que começa a exercer uma certa capacidade de liderança. E assim todos eles vão se apresentando: Um soldado que estava no Iraque, uma interna de um hospital psiquiátrico, uma loira bêbada, um investidor, um vendedor de carros. Pessoas que nunca estiveram juntas e completamente diferentes umas das outros e que foram colocadas juntas e estão tentando arrumar um jeito de sair dali. E nessas tentativas descobrimos alguns dispositivos que impedem essa fuga e que ao mesmo tempo permitem outras pessoas entrarem a fim de trabalharem ali e darem o alimento deles (como um grupo de chineses) e um gerente do hotel onde ficam os quartos. Paralelamente aos acontecimentos na cidade deserta, observamos um repórter investigando o caso do desaparecimento de Janet e tentando chegar a uma pista razoável.

Em The Edges, os reféns estão extraindo os implantes com tranquilizantes que eram ativados a distância toda vez que ultrapassavam um determinado limite da cidade, e em sua nova tentativa de fuga descobrem um Sistema de Negação Ativa - algo que "transmite microondas de alta intensidade" estimulando as moléculas de água do corpo provocando muita dor - ao redor da tal cidade. A pequena prisão continua a provocar perguntas e algumas revelações por parte das pessoas e seus caráteres. Uns buscam ajudar, enfrentando a dor a fim de delimitarem o local onde estão; outros querem espancar o gerente noturno do hotel para que ele lhes diga o que está acontecendo. Além disso, os anúncios realizados pelas sortes dos biscoitos começam a se concretizar: Tori Fairchild recebe um casulo num pote de vidro como "presente"; e Janet recebe uma arma com a ordem direta de que se matar seu vizinho, Joe, ela sairia e veria sua filha. O desespero toma conta quando eles descobrem que não há saída possível, quando no meio de um tempestade a caixa de força do tal SNA é destruída e na fuga eles acabam voltando ao mesmo lugar. Paralelamente, o repórter Mark Rembe começa a enfrentar ameaças diretas por suas investigações a respeito do caso.

É nesse segundo episódio que meu pobre coração shipper começa a bater mais forte pelo casal formado por Joe e Janet. Eles estão sempre conversando, e mesmo quando ela descobre que a filha está com sua terrível mãe, ela não cumpre a ordem de simplesmente matá-lo em troca da sua liberdade e utiliza as balas num desabafo contra uma das câmeras. A partir desse episódio eu confesso começar a esperar momentos mais fofos entre eles.

No começo do terceiro episódio, The Way Through, procuramos os reféns através das câmeras de vigilância e não os encontramos. Eles estão cavando, formando um túnel e tentando fugir da "arma de dor" por debaixo da terra. Entretanto, esbarram numa parede de aço que por causa da tentativa de fuga libera um gás tóxico, fazendo-os desistirem da tentativa e saírem correndo do túnel e reaparecerem no meio da cidade. Além dessa decepção, um helicóptero aparece e joga uma caixa contendo quatro máscaras respiratórias, o que coloca 3 pessoas sem máscaras para morrer no gás. Eles começam a buscar meios para se protegerem do tal evento nas lojas vazias do lugar, e brigas se tornam presentes entre eles com relação a posse das tal máscaras. Ninguém deseja morrer e motivos são dados para se mostrarem mais importantes que outros. Nesse momento, para mim, parece que essas pessoas estão em um estudo sociológico militar por conta das situações em que todos são colocados durante todo o episódio. A conclusão é de que as máscaras acabam funcionando como uma grande ilusão, já que são nelas que os gases tóxicos são lançados e não no geral. Mais algumas revelações bombásticas sobre um dos personagens é realizada para alguém que aprendemos a não gostar muito nesses três episódios de série. No mundo real, descobrimos que o repórter Rembe continua sua busca apesar das ameaças realizadas.

Na parte shipper temos duas cenas fofas e curtas entre Joe e Janet: A primeira nquanto tomam sorvete de cereja e descobrimos um pouco mais sobre ele; A segunda cena mais próxima do final, quando eles refletem sobre a permanência naquele lugar. Além desses dois, Moira e McNair aprofundam a amizade entre eles, compartilhando momentos do seu passado e de suas crenças religiosas.

O episódio Exit One é o melhor para pessoas como eu, shippers de coração! Vemos um desenrolar muito fofo entre Joe e Janet em todo o episódio e uma revelação explosiva no final. A coisa foi tão impactante que eu fiquei vários momentos dizendo "Não!" "Eu não aceito!" o que na verdade é um ponto pra série. Mas vamos ao comentário em si. O episódio trata da chegada de um táxi com um motorista que não fala nada em qualquer outra língua a não ser a sua (árabe). com a ajuda de McNair, eles descobrem que Janet vai embora com alguém que ela escolher e ela escolhe Joe como acompanhante. A saída deles, anunciada por um telegrama informando o fechamento de uma conta no fim do dia, deixa rastros entre os protagonistas que já vivem no limite da sanidade. A filha do embaixador americano na Itália Fairchild começa a demonstrar sinais de loucura quando se embriaga e tenta usar de métodos não-convencionais para convencer o gerente a ajudá-la a sair de lá.

Enquanto isso, após um acidente na estrada Janet e Joe estão por conta própria e encontram uma casa de madeira confortável a fim de passarem a noite e, finalmente, uma cena mais shippante! Os dois contemplando a noite estrelada e seu vislumbre de liberdade, falando do que fariam quando chegassem em casa. Ela pergunta se ele deseja conhecer sua filha e ele a surprende com um "Claro!" e pergunta como ela é. Janet então inicia um relato materno sobre Megan e pergunta sobre a infância e personalidade dele. Eles terminam a cena com ele aprendendo as constelações com Megan (e eu surtando horrores na frente do monitor, diga-se de passagem). O problema é que a tal casa é a "colmeia de inverno" das abelhas e Joe tem uma alergia mortal a elas, eles conseguem sair da casa depois de momentos tensos e surtantes com os ditos insetos (os quais eu morro de medo também) andam pelo rosto do rapaz e voam ao redor dele. No final, eles acabam retornando para a tal cidade provocando desespero a Janet que acaba por chamá-lo para dormir no mesmo quarto já que ela está precisando de um amigo (:fangirl:) Um taxi volta procurando por Tori que feliz entra nele e sai da cidade. E eu não vou contar a revelação pelo menos por enquanto! hehe

Um comentário:

  1. Eu tenho gostado bastante da série, apesar de ter horas que ela enrola demais. Mas os últimos epis, o 4 e o 5 foram muito bons e a tensão está aumentando...

    ResponderExcluir